- Editora: Globo Livros
- Páginas: 223
- Nota:
- Skoob
Sem Julgamentos. Sem Limites. Sem Vergonha. Na esteira dos livros eróticos que ganham cada vez mais leitores, sobretudo os do universo feminino, "S.E.G.R.E.D.O. – Sem Julgamentos. Sem Limites. Sem Vergonha" foi a obra mais disputada de temática sexual na última feira de Frankfurt, em outubro de 2012. Ao contrário de outros romances que retratam situações e pessoas quase irreais, S.E.G.R.E.D.O. traz como protagonista uma mulher como muitas que deixou sua sexualidade de lado – e que não vê a hora de retomá-la.
Obra de L. Marie Adeline, pseudônimo de uma autora canadensa, produtora de TV, S.E.G.R.E.D.O. apresenta um tipo de literatura erótica que traz à tona, pouco a pouco, a força feminina. Ela se desenvolve com autonomia e segurança dentro da protagonista ao longo de suas provações. Cassie, uma viúva de 35 anos que vive sem nenhum luxo em um quarto alugado, trabalha como garçonete em Nova Orleans e tem uma vida amorosa nula, deixa para trás as incertezas que a marcaram durante seu casamento com um marido alcoólatra e egoísta para descobrir seu potencial como mulher.
Cassie é chamada a participar de uma sociedade secreta essencialmente feminina, que tem por objetivo “ajudar mulheres a entrar em contato com seu lado sexual. E, assim fazendo, elas tornam a ter contato com a parte mais poderosa de si mesmas. Um passo de cada vez”, e 10 Passos no total.
Dentro de S.E.G.R.E.D.O., as integrantes são convidadas a redescobrir sua feminilidade e sensualidade a partir das fantasias que elas mesmas escolhem (mesmo sem saber ao certo como ou quando elas se realizarão). Os homens, neste contexto, apenas ajudam a organização a realizar os desejos mais íntimos das participantes em cada um de seus 10 Passos. Ao longo dessas etapas, elas ganham a confiança para buscar novos amores: o seu amor próprio e o de uma nova paixão.
Para identificá-la como membro da organização, Cassie ganha um bracelete no qual vai adicionando talismãs, que recebe a cada etapa completada. Os 10 Passos começam pela Rendição e testam sua Coragem, Fé, Generosidade, Destemor, Confiança, Curiosidade, Bravura, Exuberância e, por fim, dão a Cassie uma Escolha: a chance de continuar como parte de S.E.G.R.E.D.O. ou optar por uma vida fora da sociedade. E você, aceitaria o convite?
S.E.G.R.E.D.O tem uma premissa diferente dos livros eróticos que vem tomando conta do mundo literário e consequentemente enlouquecendo as mulheres.
Encontramos uma espécie de sociedade – secreta como o próprio nome já diz: S.E.G.R.E.D.O - onde várias mulheres se reúnem e prometem uma série de aventuras eróticas. A sociedade secreta tem como objetivo ajudar mulheres que não tem muito “contato com seu lado sexual” ajudando-as a descobrir diversas formas de prazer, transformando-as em mulheres destemidas e poderosas, os homens são usados estritamente para contribuir nessa busca de se redescobrir.
Cassie, uma mulher viúva com seus trinta e poucos anos percebe que sua vida é muito pacata, onde ela se dedica apenas a sua casa, trabalho, rotina. Então ela é convidada a participar do S.E.G.R.E.D.O.
Apesar desse tipo de leitura acabar assustando algumas mulheres, acho de extrema importância elas permanecerem em nossas estantes, pois de alguma forma acabam nos acrescentando algo, para que nossa vida não acabe como de uma mulher amargurada e cheia de tabus. Tabus servem apenas para atrapalhar nossa vida, acredito muito nisso... Voltando a resenha:
Na sociedade secreta, as mulheres passam por 10 passos até descobrirem sua “Deusa interior” se é que podemos caracterizar dessa forma. Esses são: Rendição, coragem, fé, generosidade, destemor, confiança, curiosidade, bravura, exuberância e A escolha.
O que me deixou mais apaixonada pela leitura, foi pensar em como nós acabamos nos fechando para relações, achamos que não somos capazes de arrancar suspiros masculinos, que não vamos conseguir conquistá-los, temos medo de nos entregar, de concordar, do que os outros vão falar. Esquecemos diariamente o nosso poder, o quanto somos capazes, e os dez passos de S.E.G.R.E.D.O fortalece muito a estima das mulheres, acabamos nos espelhando em Cassie, e pensamos, se ela consegue eu também consigo? Que tal passar a dar mais valor a si mesmo, buscar suas qualidades e exaltá-las, parar de se crucificar e por em um quadro seus defeitos?
A narrativa da autora é fabulosa, flui de uma forma que parece que o mundo simplesmente desapareceu, e apenas existe você e o S.E.G.R.E.D.O. E claro, não podemos esquecer-nos da capa... De inicio eu não fazia idéia do porque a capa ter essa espécie de pulseira. Mas depois podemos perceber que ela faz menção aos talismãs de ouro que Cassie ganha toda vez que cumpre uma das 10 fases.
E como eu havia dito no skoob, o livro me surpreendeu, pois fugiu daquele contexto de “macho alfa” e mocinha inofensiva. Esse foi um livro mais real, com uma mulher real, com problemas reais e soluções reais.